o colectivo

aranhiças & elefantes

a, o colectivo

somos um blog-grupo experimental ou paracolectivo poético ou não-movimento. um desequilíbrio de palavras, imagens e sons criado em Setembro de 2007. Desde então, mantemos a criação regular na blogosfera e desenvolvemos um percurso feito de p.o.erformances em diferentes cidades: Coimbra, Tomar, Caldas da Rainha, Viseu, Lisboa, Porto, Salamanca e Barcelona – em diferentes contextos: galerias, bares, associações académicas, associações culturais, repúblicas estudantis, casas ‘factory’ contemporâneas.

em abril de 2011 produzimos a expoemização de PONIs (Poemas-Objecto Não Identificados) “a]fixação proibida seguida de abébia” no âmbito de uma residência artística na Associação Cultural Arte à Parte (Coimbra). também expoemizámos alguns PONIs no Centro Cultural O Século (Lisboa) e no TEDxCoimbra 2012.

o nosso trabalho sonoro foi incluído na grelha de programação da Rádio Universidade de Coimbra, e trabalhos nossos na área da videopoesia foram projectados em São Paulo (Cidade Atravessa #11), Lisboa (Filmagens 2011) e Coimbra (Anarkitektura #2).

em Outubro de 2012 participámos nas “Jornades de Poesia Experimentales” no MACBA Barcelona (org. Pòcio, Univ. Barcelona) e em Fevereiro de 2013 participámos no Colóquio de “Poesia Experimental, Materialidades e Representações Digitais” (org. Univ. Fernando Pessoa). Para além do registo disponível no Arquivo Digital da PO.EX, a performance está também documentada na PennSound.

na bagagem trazemos ainda o segundo lugar no Poetry Slam do Festival Silêncio 2011 (Lisboa), a edição do álbum de poesia sonora e experimental “desde que nasceu: vende-se compra-se oferece-se procura-se”, bem como uma mão cheia de “ladrilhos”, a nossa zine artesanal expoemática.

porque acreditamos na comunidade, criámos e dinamizamos todos os meses o Poetry Slam Coimbra. (nota de actualização: deixámos de organizar o PSC em dezembro de 2013, altura em que organizámos um Anti-Slam. depois disso, surgiram novos dinamizadores que continuaram o projecto de forma independente.)